quarta-feira, 21 de maio de 2014

TODO SURDO É MUDO?


                         
Surdo-mudo é, provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao Surdo, e ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.

O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de terapia da fala, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.

Por esta razão, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons.

Língua oficial


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Novo Aplicativo

Novo aplicativo ajuda iniciantes a aprender Libras. Basta baixar e ter acesso a internet para ver os sinais. É só escrever ou falar a palavra ou frase que gostaria de saber e pronto! O boneco virtual mostra como se faz.
 Hand Talk

Numerais


CURSO DE LIBRAS - CUMPRIMENTOS

Eu sou surdo!!




Você sabia que há o dia do surdo?

Gestos


Alfabeto

O QUE É LIBRAS


LIBRAS - Que língua é essa que se fala com as mãos?

LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a lei nr. 10.436 de 24 de abril de 2002, LIBRASé reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil. Esta lei foi regulamentada pelo decreto nr. 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

Desde então foi estabelecido que a LIBRAS deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

LIBRAS constitui-se em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e educação profissional desde um ano após a publicação do decreto, ou seja, desde 23 de dezembro de 2006.

O decreto é datado de 22 de dezembro de 2005 e nós estamos em 2012. Quase sete anos e ainda existem muitas pessoas que não conhecem a lei e não sabem o que é LIBRAS. Umas pensam que é mímica, outras que é um conjunto de sinais usado pelos deficientes auditivos (DA).

LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. Não é mímica e não é universal. É brasileira. Se fosse universal seria Língua Universal de Sinais. Mas LIBRAS é Língua Brasileira de SinaisASL - American Sign Language é a Língua Americana de Sinais. O alfabeto é quase universal, há algumas letras que diferem de um país para outro.

O alfabeto manual constitui-se de trinta sinais que representam as vinte e seis letras, o cedilha (Ç) e os acentos: agudo (´), circunflexo (^) e til (~).
SINAIS são gestos feitos com as mãos que "sinalizam" a palavra em questão. Pois LIBRAS é uma língua sinalizada e não falada.

Temos dois tipos de sinais:

SINAIS ICÔNICOS: são os sinais que propriamente "sinalizam" a palavra em questão. Ex.: carro, dirigir, telefone, bebê.

SINAIS NÃO ICÔNICOS: são os sinais que não "sinalizam" a palavra em questão. Ex.: mãe, pai, namorado, trabalhar.


Para iniciar a prática em LIBRAS você precisa conhecer os cinco parâmetros da LIBRAS que são:

(CM) Configuração das mãos - são as formas que posicionamos as mãos para fazer o sinal. Esta forma pode ser uma letra, um número ou outro gesto de posicionar as mãos no início do sinal.

(PA) Ponto de Articulação  - é onde incide a mão configurada para a execução do sinal. Pode ser um local do corpo ou espaço próximo do mesmo.

(M) Movimento - alguns sinais têm movimentos e outros não. Estes sinais que não têm movimento são os sinais estáticos, ou seja, parados.

(O/D) Orientação ou Direcionalidade - é a direção dada ao sinal que será executado.



(EF/C) Expressão facial e/ou corporal - a maioria dos sinais precisam do complemento facial ou corporal para que sejam compreendidos.